Os 100 anos da Penha de França


Os 100 anos da Penha de França

decreto PF copy

A Freguesia da Penha de França, em Lisboa, celebra na próxima sexta feira o seu centenário.

Criada pelo Decreto n.º 4112, publicado no Diário do Governo n.º 83/1918, Série I de 1918-04-20, emanado do Ministério do Interior – Direcção Geral de Administração Política e Civil e assinado por Sidónio Pais, ficava à data situada no no 1.º bairro de Lisboa e apresentava uma definição territorial diferente da atual.

A criação da freguesia foi concretizada com a cedência de áreas das freguesias do Beato, Santa Engrácia e São Jorge de Arroios. Já no século XXI, com a reforma administrativa, a Penha de França reuniu-se com a extinta freguesia de São João e com parte do território da também extinta freguesia do Alto do Pina, assumindo assim o seu território atual.

A Penha de França, antiga zona de veraneio dos senhores do reino, ocupa a segunda colina mais alta de Lisboa, situando-se a 110 m de altitude.

No entanto, esta zona de vistas panorâmicas sobre a cidade, de mescla social e cultural, de intensa atividade comercial e de património histórico diversificado, é das menos conhecidas da capital.

Como Freguesia, a Penha de França nasce a 13 de abril de 1918 mas as primeiras referências históricas desta área reportam-se ao período da ocupação árabe da Península Ibérica, tendo mesmo assumido uma importância estratégica para a cidade.”

In “Penha de França Do Rio à Colina”, Sandra Terenas

Edições Fénix

Com o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França

Penha de França do Rio à Colina”, procura levar ao conhecimento dos cidadão o património cultural e a identidade própria da Freguesia da Penha de França. É este território, que inclui o Tejo e o ponto mais alto de Lisboa, o Miradouro da Penha de França, que constitui a fronteira entre o centro histórico e a zona oriental da capital.

À venda em todas as livrarias e online

“As Minhas Estórias do Meu Bairro”

https://www.academia.edu/36107737/As_minhas_est%C3%B3rias_do_meu_bairro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s