As minhas “estórias” do meu bairro


As minhas “estórias” do meu bairro I

A ideia de criar um conjunto de pequenas crónicas sobre a Penha de França surgiu depois de ter escrito o livro sobre esta que é a minha freguesia, um documento meramente objetivo e informativo. No entanto, a verdadeira inspiração partiu de um projeto da Biblioteca da Penha de França denominado “Vidas e memórias de bairro”.

Esta iniciativa, que surgiu em 2015, é dirigida aos idosos da freguesia e pretende “recuperar e divulgar histórias de vida, vivências, testemunhos, relatos e memórias importantes e relevantes que estes desejem partilhar e preservar”.

“Vidas e memórias de bairro” tem lugar todas as sextas-ferias à tarde, entre outubro e maio e parte de “sessões denominadas “oficinas comunitárias da memórias” durante as quais é trabalhado um determinado tema relacionado com o património material e/ou imaterial da freguesia”.

In

http://blx.cm-lisboa.pt/vidasmemoriasbairro

A fábrica Favorita

Fatura da Favorita, 1937 ©delcamp.net

Fatura da Favorita, 1937 ©delcamp.net

A Fábrica de Bolachas, Biscoitos e Chocolates Favorita, na Rua António Maria Baptista, é um dos muitos sítios da Penha de França (não, não pertence à Graça, como anunciam para aí alguns) que fazem parte das minhas memórias.

Contudo, estas são memórias que eu chamaria de interposta pessoa, uma vez que resultam apenas dos relatos da minha avó materna e não de uma experiência pessoal.

No início do seu casamento, no começo da década de 40 do século passado, a minha avó trabalhava na Favorita, aquele recanto quase escondido ali entre o Largo de Sapadores e o Caminho de Baixo da Penha, que todos conheciam. À época, era, provavelmente, o maior empregador da zona mas era, sobretudo, o sítio onde todos os miúdos das redondezas saberiam ir ter seguindo apenas o viciante cheiro a chocolate.

Fábrica de Chocolates Favorita 1964-09 / António Maria Baptista (Penha de França, Lisboa, Portugal) Arquivo Municipal de Lisboa PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/S02291

Fábrica de Chocolates Favorita 1964-09 António Maria Baptista (Penha de França, Lisboa, Portugal) AML PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJG/S02291

Se era ou não um bom trabalho, isso não registei na memória. Talvez a minha avó nem sequer o tenha comentado. Lembro-me sim dela contar que saía a correr à hora do almoço para preparar a refeição para o meu avô, então instrutor de condução. Naqueles tempos iam todos almoçar a casa. A casa ficava a uns meros dez minutos a pé da fábrica, outra coisa que se alterou substancialmente de lá para cá.

Depois do almoço voltava a correr para a fábrica, de onde saía ao final do dia para regressar a casa, fazer o jantar e cozer umas gravatas. Afinal, era esse o seu verdadeiro ofício, ou seja, aquilo em que tivera formação profissional, como diríamos hoje…

 

Em 1988, a Fábrica de Bolachas, biscoitos e Chocolates Favorita existia ainda, como é dado a provar pela cópias da sentença e do acórdão do 16.° Juízo Cível da Comarca de Lisboa “proferidos no processo de registo de marca internacional n.” 500 937”, envolvendo uma questão de denominação comercial de um produto.

O painel de azulejos existente na fachada – há muito destruída – pode ser visto no catálogo online da Gulbenkian em

http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/ref/collection/lis/id/3130

“Penha de França Do Rio à Colina”, Sandra Terenas

Edições Fénix

Com o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França

Penha de França do Rio à Colina

Penha de França do Rio à Colina”, procura levar ao conhecimento dos cidadão o património cultural e a identidade própria da Freguesia da Penha de França. É este território, que inclui o Tejo e o ponto mais alto de Lisboa, o Miradouro da Penha de França, que constitui a fronteira entre o centro histórico e a zona oriental da capital.

À venda em todas as livrarias e online

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s