A noite de Yuri


Às 09:07 da manhã (hora de Moscovo) do dia 12 de abril de 1961, a cápsula com o foguete Soyuz-R-7 foi lançada de Baikonur, no Cazaquistão. A bordo, aquele que seria o primeiro humano a circumnavegar a Terra no espaço.

Além da famosa frase “A Terra é Azul!“, Gagarin teria ainda dito:

Olhei para todos os lados, mas não vi Deus.

A Noite de Yuri Gagarin

12957639_1727597580828255_4037882409396502810_o

Yuri Gagarin – Foto de Roscosmos

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi, assim, o primeiro homem a viajar pelo espaço.

A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou 01:48 m, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude.

O voo da Vostok-1 (Oriente – 1 em português) foi totalmente automático, estando o painel de controle travado. Gagarin possuía uma chave  para utilizar apenas em caso de necessidade, o que não se revelou necessário, apesar de o módulo de equipamentos não ter se separado da cápsula no final da missão, ao contrário do que estava previsto.Esta falha deu origem a uma situação crítica que resultou na destruição, pelo fogo, do módulo, no momento da reeentrada na atmosfera.

Gagarin ejetou-se após a reentrada, descendo de paraquedas. O fato foi negado pela União Soviética, receando que o voo não fosse reconhecido pelas entidades internacionais, já que o piloto não acompanhou a nave até o final.

Com a proeza de Gagarin, os soviéticos confirmaram seu pioneirismo no espaço: tinham lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, em 1957, ano em que também colocaram em órbita o primeiro ser vivo: a cadela Laika.

A Vostok-1 foi precedida por dois voos não tripulados (Korabl-Sputnik-4 e Korabl-Sputnik-5) que usaram a nave Vostok para testes.

O lançador R7, da Vostok, é usado até hoje pela Rússia.

Iuri Alekseievitch Gagarin

Iuri Alekseievitch Gagarin nasceu em  Kluchino, a 9 de março de 1934, e morreu em Kirjatch, a 27 de março de 1968.
Iuri Gagarin nasceu em uma fazenda coletiva na localidade de Kluchino, a oeste de Moscovo. Seus pais trabalhavam numa kolkhoz (fazenda coletiva), sendo Gagarin o terceiro de quatro filhos.

Durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial os dois irmãos mais velhos foram deportados para a Alemanha, onde trabalharam como escravos, apenas regressando à União Soviética depois da guerra.
Após iniciar um curso de moldador em uma escola profissional e de iniciar um estágio como fundidor, Gagarin foi selecionado para o ensino secundário técnico. Paralelamente, filiou-se no aeroclube local, onde aprendeu a pilotar avião leves. 

Em 1955, após concluir a sua formação técnica, ingressou na Escola de Pilotos de Orenburg, onde recebeu formação em voo militar e onde conheceu Valentina Ivanovna Goryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto num MiG-15.

Uma vez concluída a formação, foi enviado para a base aérea de Luostari, perto da fronteira norueguesa.
Em 1960 foi um dos 20 pilotos selecionados para o programa espacial soviético, apresentando um excelente desempenho que levou a que fosse o eleito como o primeiro homem a ir ao espaço.

Para a sua escolha contou também o fato de ser de origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista -, bem como a sua personalidade magnética e esfuziante e, principalmente, as suas características físicas (1,57 m e 69 kg).

Depois de se ter tornado uma celebridade, proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967, uma vez que se tornou uma peça importante para a propaganda política, pelo que as autoridades soviéticas tinham receio de colocar sua vida em risco. Não podendo voltar ao espaço, participou ativamente no treino de outros cosmonautas.

Porém, a fama e a popularidade começaram a afetar a personalidade de Gagarin, que começou a beber colocando em crise o seu casamento.

A partir de 1962 ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas naves.

Depois de vários anos dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treino de pilotos da Força Aérea para fazer uma requalificação como piloto de caça nos novos MiG.

A morte e a polémica

Gagarin foi então transferido para um centro de testes de aeronaves. Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina num caça MIG-15, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do jato, num acidente que levou longos anos até ser devidamente esclarecido.

Gagarin e Seryogin receberam honras de Estado e foram enterrados na muralha do Kremlin.

Em abril de 2011, as autoridades russas trouxeram a público documentos classificados como ‘segredo de Estado’ à época da morte de Gagarin. Em entrevista à imprensa, o responsável dos arquivos do Kremlin, Alekandr Stepanov, colocou um ponto final nas especulações e teorias da conspiração sobre a morte do herói nacional russo. No comunicado que divulgou pode ler-se  que tudo aponta para que:

“a causa mais provável da catástrofe seja uma manobra brusca (do piloto) para evitar uma sonda atmosférica.

De acordo com o documento até então desconhecido, a manobra brusca feita por Gagarin teria resultado da necessidade de desviar a aeronave do que seria uma sonda, colocando o avião em condições críticas de estabilidade e levando a que se despenhasse. 

Entretanto, em 2013 foi confirmada a hipótese da interferência causada por um avião interceptador Sukhoi Su-15, que estava em testes e que desobedeceu ao plano de voo. O Su-15 passou perigosamente perto do avião de Gagarin, fazendo-o desestabilizar e cair em espiral.

Reconhecimento a vários níveis

Em 1968 uma cidade russa foi batizada como Gagarin Gjatsk ;

Uma das maiores crateras lunares (265 km de diâmetro) recebeu o nome de Gagarin Crater;

Uma rocha encontrada em Marte foi batizada com seu nome;

 A Medalha de Ouro da Federação Aeronáutica Internacional (concedida desde 1968) leva seu nome;

O Troféu Gagarin Cup é concedido pela Continental Hockey League ao vencedor dos playoffs;

A noite do dia 12 de Abril foi batizada de Yuri’s Night (A Noite do Yuri), e é celebrada anualmente com um festival internacional na Rússia, para comemorar a conquista do espaço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s