Krampus


O cinema trouxe-o à luz do dia como uma novidade. Para muitos, será, de fato, um personagem novo. Contudo, Krampus é já um “velhote” na mitologia europeia

.

image

Na sua essência, Krampus é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau durante a época do Natal. A origem desta criatura antropormórfica não é clara, embora os antropológos defendam que remonta à época pré-cristã
Embora seja tradicional em diferentes partes do mundo, é na Alemanha e na Áustria que esta criatura encontra o seu maior culto.
Assim, a palavra Krampus vem de Krampen, ou seja,   “garra” no alto alemão antigo.
Nos Alpes, Krampus é representado como uma criatura semelhante a um demônio e enquanto o Pai Natal dá presentes  às crianças que se portaram bem, o Krampus avisa e pune as crianças mais desobedientes. Na atualidade, mantêm-se ainda alguns rituais que celebram esta criatura. Deste modo, em algumas zonas rurais alemãs, nas duas primeiras semanas de dezembro (em particular ao anoitecer do dia 5), os mancebos mascaram-se de Krampus e deambulam pelas ruas, assustando as crianças com correntes e sinos enferrujados.
A tradição envolve as comunidades e os rapazes competem entre si desde o momento da manufatura do traje , com a máscara de madeira, a capa rude de pele de ovelha e os chifres.
Mas a tradição de uma criatura assustadora associada à época do Natal apresenta algumas diferenças de região para região. Por exemplo, em Oberstdorf, no sudoeste alpino da Baviera, a tradição do der Wilde Mann (“o homem selvagem”) é mantida viva. Semelhante ao Krampus (exceto pelos chifres), veste peles e assusta crianças (e adultos) com  correntes e sinos enferrujados. Contudo,  não é associado a São  Nicolau.

Mais informação (em inglês):
Learn more (in english):
Krampus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s