A dama e os dois cavaleiros


A dama e os dois cavaleiros

Há 30 anos atrás nascia em Lisboa um novo ícone do consumo desenfreado que marcou as duas últimas décadas do século passado. Mas nascia também um ícone da arquitetura pós-modernista portuguesa. Polémico, acabou por vencer um dos prestigiados Prémios Valmor e por fazer parte do desenho urbano que se projeta nos céus da capital.

A 27 de Setembro abriam-se as portas do então maior centro comercial de Portugal e o quarto maior da Europa: as Amoreiras.

Complexo das Amoreiras em construção (autor desconhecido)

Complexo das Amoreiras em construção
(autor desconhecido)

O complexo das Amoreiras, composto pelas três torres desenhadas pelo arquiteto Tomás Taveira, era “forrado” por janelas de vidro espelhado e albergava habitação, escritórios e dois andares de lojas de marca, um supermercado, uma estação de correios, agências bancárias e uma capela. O conjunto, situado num dos topos da cidade, junto ao Viaduto Duarte Pacheco, e “entalado” entre os bairros de Campolide e de Campo de Ourique, funcionou como elemento de revitalização de uma zona anteriormente ocupada por um parque de manobras e resguardo de elétricos e autocarros da Carris, então já desativado.

Complexo das Amoreiras em construção (autor desconhecido)

Complexo das Amoreiras em construção
(autor desconhecido)

E como águas passadas não movem moinhos, os planos para o futuro próximo incluem uma inovação que trará um novo conceito ao centro comercial: o de miradouro.

Desta forma, para o final deste ano está prevista a abertura ao público do terraço da Torre 1, transformando-a assim no segundo miradouro mais alto de Lisboa com uma vista de 360 graus sobre a capital.

http://www.amoreiras.com/noticias/do-alto-dos-meus-30-anos/9470

http://www.30anos.amoreiras.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s