100º Aniversário da I Guerra Mundial


100º Aniversário da I Guerra Mundial

Soldado Milhões

Aníbal Augusto Milhais, o Soldado Milhões, nasceu a 9 de Julho de 1895 tendo sido o soldado português mais condecorado da I Guerra Mundial. De igual forma, foi o único militar português premiado com a mais alta honraria nacional, a Ordem de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito (Ordem Militar da Torre e da Espada, Lealdade de Valor e Mérito) no campo de batalha em lugar da habitual cerimónia pública em Lisboa.

Nascido em Valongo de Milhais (anteriormente apenas designada Valongo, assumiu também o nome Milhais em 1924 em homenagem ao soldado Milhões), em Murça, Aníbal Milhais era trabalhador agrícola quando assentou praça no Regimento de Infantaria nº 19, em Chaves, trabalho ao qual regressou depois de desmobilizado após a participação portuguesa na I Guerra Mundial.

O soldado Milhões ganhou notoriedade quando, durante a Batalha de La Lys (Abril de 1918), ao encontrar-se sozinho na sua trincheira, apenas munido de uma metralhadora Lewis, conhecida entre os militares portugueses como Luísa, fez frente às colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho.

A sua atitude permitiu a retirada de vários soldados portugueses e ingleses para as posições defensivas da retaguarda. Enquanto caminhava pelas trincheiras e pelos campos, algumas vezes ocupados pelos alemães, o Soldado Milhões continuou a fazer fogo esporádico, recorrendo a cunhetes de balas que foi encontrando. Quatro dias depois do início da batalha salvou um médico escocês de morrer afogado num pântano. Agradecido por ser salvo, o médico escocês contou ao exército aliado os feitos do soldado português.

Já regressado a um acampamento português, foi saudado pelo comandante da sua Unidade que proclamou que o militar transmontano ficaria para a História de Portugal: “Tu és Milhais, mas vales Milhões!”.

Morreu a 3 de Junho de 1970, na sua terra natal.

Batalha de La Lys

RTP Noticias – Memórias da Batalha de La Lys contadas na primeira pessoa pelo Soldado Milhões

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=729556&tm=8&layout=123&visual=61&source=mail

 

Ensina RTP – Batalha de La Lys – documentário

http://ensina.rtp.pt/artigo/batalha-de-la-lys-documentario/

 

Ensina RTP – A Batalha de La Lys do Soldado Milhões

http://ensina.rtp.pt/artigo/batalha-la-lys-soldado-milhoes/

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s