75ª Volta a Portugal em Bicicleta


 

75ª Volta a Portugal em Bicicleta

In http://propedalar.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=5931&ic=8745&o=5108&f=8745

 

A “Volta” começou em 1927, sendo uma das corridas por etapas mais antigas do mundo. A mais longa foi a de 1958 com 3.361 km e a mais curta foi a de 2004 com apenas 1.507 km. Actualmente a corrida portuguesa ronda normalmente os 1.500 km, divididos por 10 etapas. A etapa mais longa foi em 1999, com 235 Km.
Dos anos 40 aos anos 80, a “Volta” tinha normalmente 3 semanas de prova, tal como o Tour, o Giro e a Vuelta.

A “Volta” foi sempre um dos acontecimentos desportivos mais populares em Portugal. Certamente que será no futuro uma das mais importantes corridas do mundo, dada a sua dureza, crescente qualidade e adesão popular.
Em 1999, na Sra. da Graça, mais de 100.000 pessoas assistiram ao vivo à etapa. Ao longo do seu historial, a prova foi rica em diversos duelos, nenhum se comparando no entanto ao de Nicolau e Trindade, dois grandes ciclistas de enorme talento e fair-play. Espectacular foi também a edição de 1999 com os 3 primeiros corredores separados por apenas 16 segundos !!!

O maior ídolo dos portugueses foi sem dúvida Joaquim Agostinho.
Foi 3 vezes vencedor da Volta, o qual se destacou também no Tour: 3º em 1978 e 1979 (5 etapas) e na Vuelta: 2º em 1974 (3 etapas). Fez a sua carreira essencialmente em França e Espanha. As suas prestações na Volta (apenas 6 vezes) foram no entanto inesquecíveis. Por sua vez, Marco Chagas, detem o record de vitórias na Volta, com 4 triunfos.

A corrida portuguesa teve no entanto outros corredores que sem a terem vencido se destacaram, tais como José Azevedo, João Rebelo, Jorge Corvo, Vicente Ridaura, Raul Matias e os sprinters Paulo Pinto, Pedro Silva, João Lourenço, Carlos Santos, Cândido Barbosa, Carlos Marta, José Amaro e Alexandre Ruas (na imagem da direita) que venceram bastantes etapas. (Alexandre Ruas venceu, inclusivé 3 vezes a clássica Porto-Lisboa). Destaque também para o saudoso José Santiago 4 vezes vencedor do Prémio da Montanha.

Houve igualmente outros corredores famosos que participaram na prova portuguesa, a maioria já em fim de carreira, tais como Acácio Da Silva. Na sua carreira venceu 3 etapas do Tour, 5 do Giro, o Campeonato de Zurique, alem de etapas e lugares de honra na Volta à Suiça, Dauphiné-Liberé, Volta à Romandia, Tirreno-Adriático, Volta à Catalunha, Volta ao País Basco, etc. Outros nomes lendários participantes na Volta foram por exemplo Berrendero, Olano, Rumsas, Mauri, Camenzind, Jaskula, Guerini, Tamames, Belli, Hruska, os irmãos Delio, Manolo e Emilio Rodriguez, Houbrechts, Cubino, Bugno, Neil Stephens, Cássio, Bortolami, Theakston, Jekker, Laukka, Berzin, Buenahora, De Las Cuevas, Wradecki, “Chepe” Gonzalez, Hamilton, Langarica, Casero, Escartin, Cuapio, Frigo, etc.

 

Sítio oficial da Volta 

http://www.pad.pt/2013/Volta/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s