Lammas, Festival da Primeira Colheita


Festival da Primeira Colheita

Lughnasadh, também conhecido como Lammas ou Festival da Primeira Colheita, tem origem celta, sendo celebrado a 1 de Agosto no hemisfério Norte e a 2 de Fevereiro no hemisfério Sul.

Decorrendo entre o Solstício de Verão e o Equinócio de Outono, trata-se da festa da primeira colheita, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que se colhe  de bom e de mau

O nome Lughnasadh vem de uma festa agrícola celta em honra ao deus do Sol,  Lugh, o maior guerreiro entre os celtas. Literalmente, Lughnasadh significa “Jogos de Lugh”, o que se deve ao costume celta de promover encontros tribais, feiras e competições desportivas, quando os clãs se reuniam em época de paz, para honrar a soberania da terra e resolver questões jurídicas.

Já o nome Lammas significa “Missão do Pão, que representa o alimento produzido com os grãos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do coventículo, da família ou entre amigos.

Nesta celebração é habitual fazer bonecos de palha (de milho ou trigo) representando os Deuses, chamados de Senhor e Senhora do Milho. Esses bonecos são tidos como amuletos de proteção e conservados durante todo o ano, até o próximo Lammas, onde são queimadas na fogueira ou no caldeirão.

As noites tornam-se mais longas, aproximando-se a época da partida do Deus para a Terra do Verão, deixando a sua própria semente no ventre da Deusa, de onde renascerá, permitindo assim manter o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer.

 

Advertisements

2 thoughts on “Lammas, Festival da Primeira Colheita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s