Vadia e Kama Sutra – Coisas que se aprendem por aí 1


Vadia e Kama Sutra – Coisas que se aprendem por aí 1

 

De acordo com o Dicionário Online Priberam, a definição de vadia ou vadio é “ aquele que não tem ocupação ou que não faz nada. = OCIOSO, TUNANTE, VAGABUNDO ou que ou aquele que não gosta de trabalhar ou de se empenhar. = MALANDRO”.

Com origem no latim *vagativus,  “o que anda sem destino”, de vagare, “andar sem propósito, sem destino”, a palavra ganhou novos significados ao longo dos séculos, nomeadamente, no sentido pejorativo. Quem de nós nunca atribui o epíteto de vadia a uma profissional do sexo?

Encontrar um explicação social ou histórica para a associação desta palavra às mulheres menos discretas no que respeita aos seus relacionamentos amorosos não é tarefa fácil. Contudo, não deixa de ser interessante que, na Índia, país onde Portugal marcou uma forte presença durante alguns séculos, exista uma localidade onde, por tradição, todas as mulheres são prostitutas. As bisavós, as avós e as mães foram e as filhas, as netas e as bisnetas prepetuam esta actividade profissional pouco respeitada.

Recentemente, os habitantes da referida localidade, situada no estado de Gujarat, têm feito diversas tentativas para inverter esta tradição, nomeadamente, com a realização de casamentos, a única forma que tem permitido às jovens abandonar o sexo como profissão. No entanto, a tradição ainda é o que era.

O nome desta terra indiana? Vadia.

Ainda a propósito da fascinante ciência que é a etimologia e da longínqua nação indiana, lembremos a palavra “cama”.

O mesmo Dicionário refere que cama, do latim tardio cama, -ae, tem diversos significados:

Conjunto formado pelo móvel usado para dormir, pelo colchão e pela roupa que geralmente o reveste. = LEITO, nome genérico de tudo sobre que o homem ou o animal se deita para dormir, camada de coisas macias sobre a qual se põem objectos.objetos.objetos frágeis, parte em que se nota o jeito que o objecto.objeto.objeto tomou por ela assentar no chão, sítio dos paus (no jogo da bola), pequena elevação de terra para certas sementeiras, efeito de acamar, camada, lugar onde há abundância de coral ou, na região do Douro, mergulhia.

Avançam alguns especialistas que o termo cama terá uma provável origem ibérica.

Já na Índia, com a diferença de apenas uma letra (na escrita ocidental) e com uma fonética muito semelhante, kama é a primeira palavra de um dos livros mais conhecidos do planeta, o Kama Sutra. E o que significa Kama? Amor e prazer, sendo o nome do deus hindu do amor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s