Beltane


Beltane

???????????????????????????????

Esta celebração, também conhecida como Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, tem origem num festival Druida de celebração do Fogo. Trata-se de dos poucos festivais pagãos que sobreviveu, em grande parte, na sua forma original, até aos dias de hoje.

É a festa da fertilidade, uma expressão que cujo significado não se restringe à reprodução animal, mas também ao desejo de maior produção agrícola, e também o momento em que se celebra o casamento dos deuses .

A tradição dita que as as mulheres usem coroas de flores e que todos dancem ao redor de fogueiras, comemorando o início da época da luz.

Na festa de Beltane, o Deus é agora um jovem no auge da sua fertilidade, apaixonado pela Deusa, que se apresenta como a virgem e que é chamada Rainha de Maio.

De acordo com os costumes originados na Antiguidade, nesta celebração acendem-se duas fogueiras, ao nascer da Lua da véspera do primeiro dia de Maio.devendo passar-se por entre elas para nos livremos de todas as doenças e energias negativas. Da mesma forma, era tradição conduzir o gado e os animais domésticos entre as fogueiras com o mesmo objectivo, o que deu origem ao saltar da fogueira nas festas de S. João. Esta fogueiras servirão para iluminar o caminho para o Verão.

Marcando a “morte” do Inverno e o “nascimento” da Primavera, dá-se assim início à fase de plantio.

Outra das tradições de Beltane é o o mastro de fitas. Cada um dos celebrantes escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Enquanto dançam (no sentido da direita em relação à luz)em volta do mastro, as fitas vão ficando entrançadas, o que permite colocar os dançarinos sob a protecção dos deuses. Igualmente, o entrelançar das fitas simboliza a união do masculino com o feminino. Às primeiras horas da manhã o orvalho é recolhido destinando-se à feitura de poções para obter boa sorte.

Numa adaptação do cristianismo, esta festa levou a consagrar Maio como o mês das noivas, embora na Antiguidade este fosse um período quase proibido aos casamentos, uma vez que era o momento dedicado à união da Deusa e do Deus.

A palavra Beltane tem origem no nome do Deus céltico Bel (o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos) e em Tane, uma expressão céltica que significa fogo.

Tradições em Portugal

Segundo Leite de Vasconcelos, era costume em Portugal celebrarem-se as Maias, a denominação mais antiga para esta festa, de cariz popular que chegou a ser proibida por uma postura da Câmara de Lisboa, datada de 1385.

A tradição das Maias tinha então a função de celebrar a Primavera e o novo ano agrícola, servindo igualmente para manter afastados da casa os maus-olhados e as bruxas.

A Norte do País sobrevivem ainda algumas tradições ligadas a este festival, como é o caso da colocação de ramalhetes de giestas amarelas (também conhecidas por maias por florirem em Maio) nas portas ou janelas das habitações no Minho, Douro e Beira Alta. No caso do Alto Minho, são também enfeitados dos carros de bois, bem como diversos outros veículos

A explicação popular para este ritual assenta na tradição cristã e diz que quando a Virgem partiu para o Egipto, deixou pelo caminho ramos de giesta para não se perder no regresso. Noutra versão, diz-se que aquando do nascimento de Jesus Cristo, os judeus procuraram-no para o matarem e marcaram uma das casas com um ramo de giesta, certos que era nela que ele se encontrava. Rapidamente todas as habitações apareceram enfeitadas com a flor, o que permitiu manter a criança a salvo.

Em certas localidades, os rapazes que estão para casar colocam por baixo das portas das casas das moças “sérias” uma “maia de rosas”.

Depois da expansão do cristianismo, este ritual passou a estar associado à Festa da Santa Cruz e ao Corpo de Deus.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s