Solstício de Inverno, Yule


Solstício de Inverno, Yule

O Solstício de Inverno, ou Yule, a noite mais longa do ano, marca o início do período a partir do qual os dias começam a ser maiores que a noite. Na prática, trata-se do momento em que o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador.

Também conhecido como Midwinter, Cuidle, Alban Arthan, Winter Rite ou Mothers Night, o Yule (originado na palavra escandinava iul que significa roda) é celebrado desde a Antiguidade como sendo o momento do nascimento do novo filho da Deusa, a Rainha da Escuridão, um Deus renovado e forte, o Deu Sol que trará luz e calor ao mundo. Aliás, a luz é o elemento mais importante desta festa, uma vez que comemora o início do período em que os dias começam a crescer em relação às noites, ou seja, o domínio do Sol.

De acordo com a mitologia nórdica, esta festa assinala também a vitória do Rei Carvalho, o Deus do Ano Crescente, sobre o Rei Azevinho, o Deus do Ano Minguante.

Esta foi a primeira festa sazonal a ser comemorada pelas tribos do Norte da Europa, uma prática que remonta ao período Neolítico.

Muitos dos rituais hoje associados ao Natal cristão tiveram origem nas celebrações pagãs que se praticam desde a Antiguidade. O pinheiro de Natal e a utilização do azevinho na decoração da casa são um dos exemplos, sendo escolhidos por terem folhas perenes e sempre verdes, o que simboliza a continuação da vida.

 

Para saber mais sobre as tradições portuguesas e internacionais desta época, sigam os links:

https://castelodasandrix.wordpress.com/2011/12/22/yule-solsticio-de-inverno/

https://castelodasandrix.wordpress.com/2010/12/21/solsticio-de-inverno/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s