Vilar de Perdizes – Noite das bruxas com «queimada» do padre Fontes


in http://www.cafeportugal.pt/pages/agenda_detalhe.aspx?id=5459

Vilar de Perdizes – Noite das bruxas com «queimada» do padre Fontes

A aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, vai aproveitar a Noite das Bruxas, a 31 de Outubro, para esconjurar os males do corpo, da alma e, sobretudo, da crise económica, com a preparação da «queimada» pelo padre António Fontes.

Café Portugal/Lusa | quarta-feira, 31 de Outubro de 2012

Personagens bizarras, bruxas, diabos, duendes e mafarricos vão encher, na noite de quarta-feira, as ruas de Vilar de Perdizes, para pregar «sustos de morte» aos visitantes, num alegre hino à bruxaria.
O ponto alto da noite, como vem sendo habitual, é a preparação da «queimada», licor feito à base de aguardente, canela, maçã e açúcar pelo padre António Fontes, conhecido por «Dom Bruxo», com efeitos, alegadamente, esconjurativos de todos os males do corpo e da alma e, nomeadamente, da crise económica.
Antes de servir a «queimada» – «mistela abençoada» – o «Dom Bruxo» faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha «mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas», livrando-a de maus-olhados, feitiços e bruxedos.
O sacerdote explicou que a queimada é uma brincadeira, uma fantasia e um entretenimento.
«Sou anti-bruxo, anti-magia e anti-feitiçaria. As pessoas cultivam essa imagem de mim porque, na verdade, também me exponho a essa convicção», relembrou.
Para assinalar a data, os moradores decoram as casas e estabelecimentos comerciais com abóboras iluminadas e vassouras.
Os restaurantes de Vilar de Perdizes, decorados com motivos ligados ao azar, têm preparado um jantar «endiabrado» que promete deliciar e assustar os convivas com animação a cargo do grupo de teatro Filandorra.
No final do jantar, segue-se um cortejo «embruxado» com os participantes a viverem situações inesperadas, com a presença de personagens ocultas à luz de velas a provocar muitos percalços e sustos.
No final do desfile pelas ruas, será eleita «a melhor bruxa», «o melhor diabo» e «a melhor máscara».
Noite dentro realizar-se-á um baile de bruxos.
A Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, organizadora do evento, adiantou que esta iniciativa é uma forma de atrair gente de norte a sul do país, potenciar a economia local e proporcionar uma «noite do outro mundo».

Local: Vilar de Perdizes Horários: 15h00-24h00

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s