Mabon, a chegada do Outono


“As frutas amadurecem, as semente caem,

As horas do dia e da Noite se equilibram.

Ventos frios sopram do norte num lamento.”

“Eu sei que a vida continua.

Pois não há vida sem morte.”

 

Mabon, a chegada do Outono

 

Equinócio de Outono

A celebração do Equinócio do Outono (também designado como Mabon, ou Angus, o Deus do Amor, e Alban Elfed) terá lugar no próximo dia 22 (às 14h 49’), sendo o Segundo Festival da Colheita. Neste período celebra-se o fim das colheitas do que foi deitado à terra no início do Verão.

De igual forma, nesta época, um momento de introspecção mas também de dedicação à arte, pretende-se agradecer o que a natureza nos permite ter. Para tal, deverá derramar-se leite sobre a terra. O momento é ainda apropriado para homenagear as nossas antepassadas femininas.

De acordo com as religiões mais antigas, este dia marca a descida da Deusa ao Submundo, assinalado pelo declínio da Natureza e pela chegada do Inverno.

Entre os alimentos tradicionais a serem consumidos nesta época estão os originados do trigo e do milho, frutos secos, maçãs, raízes, cidra e romãs, destinadas a abençoar a viagem da Deusa.

Pese embora remontem à Antiguidade, as celebrações do Equinócio de Outono mantêm-se vivas nos dias de hoje em diferentes pontos do planeta.

Na Noruega, por exemplo, ainda hoje se celebra a chegada do Outuno, ou seja, o momento em que a noite e o dia voltam a ter o mesmo tamanho, de uma forma especial.

Assim, ao longo de oito quilómetros as margens do rio Akerselva são iluminadas com 3.500 tochas, de Norte para Sul, procurando criar uma experiência mística e cultural que envolve esculturas de luz, espectáculos musicais, instalações de arte. Naturalmente, não poderiam faltar os tradicionais trolls e gnomos.

 

 

 

Advertisements

One thought on “Mabon, a chegada do Outono

  1. Pingback: Mabon, a chegada do Outono «Castelodasandrix's Blog Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s