Litha, Solstício de Verão


Litha, Solstício de Verão

Litha

“Em 2012 o Solstício de Verão ocorre no dia 21 de Junho às 0h09m. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, Estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2012 às 15h49m.

Os instantes estão referenciados à Hora Legal.

Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno. A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.”

 In Observatório Astronómico de Lisboa

A celebração de Litha marca o primeiro dia do Verão e representa o momento em que, após a união da Deusa e do Deus Sol (o Pai, representando o Sol) no período de Beltane e da promessa total de fertilização, se anuncia o declínio do Deus. Depois cumprir a sua função de fertilizador, dá o último beijo à Deusa e inicia a sua caminhada para o Outro Mundo (o país do Verão). Fazendo-se transportar no Barco da Morte, esta terá lugar em Samhain, no final de Outubro. Já a Deusa (a Mãe, que representa a água) é associada à terra pronta para as melhores colheitas.

Na actualidade mantêm-se muitos dos rituais praticados na Antiguidade e associados a esta época, como a colheita de diversas ervas que se diz possuírem propriedades mágicas e curativas.

Em Portugal, as fogueiras de São João, celebrado dois dias depois do solstício, e que são ainda hoje uma tradição em diversos pontos do Norte do País, são uma reminiscência da grande fogueira de Beltane da era pré-cristã. O saltar da fogueira tinha o propósito de livrar a pessoa dos infortúnios e da negatividade.

Outra das tradições portuguesas são as Orvalhadas, acreditando-se que o orvalho caído depois da meia-noite de S. João cura todas as enfermidades.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s