Festa comemora 51º aniversário do voo do primeiro homem ao espaço


«Yuri’s Night» volta ao IST

Festa comemora 51º aniversário do voo do primeiro homem ao espaço

Por Susana Lage (in http://www.cienciahoje.pt) 11/04/2012

Em Lisboa, é a terceira vez que o Instituto Superior Técnico (IST), a Rádio Zero e o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear abraçam esta festa e convidam todos os cidadãos para participarem na celebração e partilharem do entusiasmo.

Já no ano passado Mário Lino da Silva, investigador no departamento de Física do IST, em conjunto com o Ricardo Reis, presidente da Rádio Zero, que está sediada no Instituto, decidiram organizar este evento para celebrar o 50º aniversário do 1º voo de Yuri Gagarin ao espaço.

“Assinalamos a data todos os anos porque a «Yuri’s Night» é um evento anual e nós queremos continuar a manter o interesse pela exploração espacial. Não se trata apenas de celebrar uma vez as efemérides de 50 anos e depois voltamos a falar nelas quando fizerem cem anos porque isso teria muito menos interesse”, explica Mário Lino da Silva ao Ciência Hoje.

Assim, a partir de hoje já se encontra patente uma exposição no Hall do Pavilhão Central do IST, com imagens inéditas apresentando os eventos, descobertas e imagens mais relevantes da exploração espacial do biénio 2011-2012. À imagem dos anos anteriores, esta exposição será acompanhada de imagens à escala 1:1 de Yuri Gagarin, que realizou o primeiro voo espacial tripulado em 1961, e Sergei Korolev, o mentor do programa Espacial Soviético, e responsável pelo primeiro lançamento de um satélite (Sputnik, transportado pelo foguetão R7) em 1957, e do primeiro voo espacial tripulado (Gagarin, transportado pelo foguetão Vostok). Será igualmente prestada uma homenagem ao último voo do Space Shuttle Americano.

Serão projectados em contínuo os documentários «Fist Orbit» que reproduz o primeiro voo de Yuri Gagarin, e os documentários «A Corrida ao Espaço: De Yuri Gagarine a Neil Armstrong» e «A Exploração Espacial: 40 anos depois da Primeira Alunagem» produzidos por M. Lino da Silva, investigador do IPFN, pela ocasião da celebração do Ano Internacional da Astronomia (em 2009).

Amanhã, das 10h até às 17h, irá decorrer a 2ª edição do Seminário «ESPAÇO: A Contribuição Portuguesa em Investigação e Desenvolvimento», com apresentações de membros indústria e da academia, mostrando o que se faz hoje em Portugal na área do Espaço.

Mário Lino da Silva

O dia fecha com um grande concerto instrumental acústico ligado à Espacial, que irá decorrer debaixo das Estrelas, no telhado da Torre Norte do Instituto Superior Técnico.

Segundo Mário Lino da Silva, o feedback em relação às «Yuri’s Night» tem-se mantido limitado ao mesmo número de interessados. “Estes eventos despertam um interesse mais localizado, é difícil cativar o grande público para a temática do Espaço porque ao contrário do que acontecia em décadas anteriores com a corrida espacial, o interesse dos media é bastante mais reduzido também por haver outras temáticas como a biotecnologia, a engenharia genética e a informática”, explica.

No entanto, o investigador não desiste de tentar passar a mensagem ao grande público pois considera que “é importante que eles compreendam que o dinheiro que se gasta no espaço é dinheiro bem gasto, que nos ajuda a compreender o Universo em que vivemos e também existem as descobertas anexas em que algumas aplicações espaciais vêm depois para o grande público”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s