João Garcia – Heróis Populares Portugueses (12)


 

João Garcia

João Garcia (foto de http://www.joaogarcia.com/)

Heróis Populares Portugueses (12)

João Silva Abranches Garcia nasceu em Lisboa a 11 de Junho de 1967 e iniciou a sua paixão pela escalada e pelo montanhismo aos 16 anos, com uma viagem de quatro dias à Serra da Estrela, onde se juntou ao Clube de Montanhismo da Guarda e começou a praticar a escalada em rocha.

Em 1984 foi a vez de se iniciar na prática de escalada em neve e gelo. No ano seguinte acompanhou  Clube numa expedição aos Alpes, tendo atingido pela primeira vez o topo do Monte Branco (4.807 m). Nos anos seguintes ascendeu a inúmeros cumes dos Alpes.

Para além dos desportos relacionados com a montanha, João Garcia foi também atleta de competição de triatlo.

Depois de ter terminado uma comissão de serviço de três anos no Quartel Supremo das Forças Aliadas na Bélgica iniciou a sua actividade como himalaísta, integrando uma expedição internacional polaca à montanha Cho Oyu (8.201 m) no Tibete. A ascensão coroada de sucesso foi realizada por uma nova via e sem uso de oxigénio artificial.

Em Abril do ano passado tornou-se no 10.º alpinista a conseguir escalar a totalidade das montanhas (14) com mais de 8.000 m de altitude existentes no planeta, sem o auxílio de oxigénio artificial nem carregadores de altitude. Já em finais de 2010, concluiu com sucesso o projecto 7 Cumes através do qual escalou o cume mais alto de cada continente.

Com o mote
“superar-se a si próprio; ir cada vez mais além”, o palmarés de João Garcia é dos mais impressionantes da história deste desporto:

1994 – Integrou uma Expedição Internacional ao Dhaulagiri (8.167m) no Nepal, fazendo cume pelo esporão nordeste, sem uso de oxigénio artificial.

1996 – Tentativa de escalada do Nanga Parbat (subida até aos 7.800m) que não foi sucedida devido a más condições de neve, via Kinshoffer , Paquistão.

1997 – Tentativa de escalada ao Evereste ( subida até aos 8.200 m) que não foi sucedida devido ao mau tempo), esporão norte, Tibete.

1998 – Tentativa de escalada ao Evereste ( subida até aos 8.500 m) que não foi sucedida devido ao mau tempo),esporão nordeste, Tibete.

1999 – Co-organizou uma expedição ao Monte Evereste (8.848m) no Nepal, fazendo cume sem uso de oxigénio artificial. Torna-se no primeiro alpinista português a escalar o “Topo do Mundo”.

2001 – Escalou o Gasherbrum II (8036m) no Paquistão, sem uso de oxigénio artificial.

2004 – Integrou uma expedição ao Gasherbrum I (8.068m), no Paquistão, alcançando o cume, sem uso de oxigénio artificial.

2005 – Escalou o Lhotse (8.516m) em solitário e sem oxigénio artificial.

2006 – Patrocinado pelo Millennium BCP iniciou o projecto “Á conquista dos Picos do Mundo”. Organizou as expedições ao Kangchenjunga (8586m) no Nepal, e ao Shisha Pangma (8.013m) no Tibete, alcançando os seus cumes, sem uso de oxigénio artificial.

2007 – Organizou a expedição ao K2 (8.611m) no Paquistão, chegando ao cume, sem uso de oxigénio artificial.

2008 – Organizou a expedição ao Makalu (8.463m) no Nepal, chegando ao cume em solitário, sem uso de oxigénio artificial.

2009 – Em menos de dois meses conquista dois cumes de 8000m. A 19 de Maio atinge o cume do Makalu ( 8.463m), no Nepal, em solitário, e a 17 de Julho atinge o cume do Broad Peak (8.047m) no Paquistão, ambos sem o uso de oxigénio artificial.

2010 – A 17 de Abril de 2010 com a conquista do Annapurna, torna-se no 10º alpinista no mundo a ter terminado a proeza de escalar as 14 montanhas com mais de 8.000m, sem o uso de oxigénio artificial, nem de carregadores de altitude.
Em Dezembro desse mesmo ano, João Garcia também completou o projecto “Sete Cumes” que consiste em escalar a montanha mais lata de cada continente: Evereste (Ásia), Aconcágua (América do Sul), Monte McKinley (América do Norte), Elbrus (Europa), Maciço Vinson (Antárctida) , Kilimanjaro (África), Kousciuszco (Oceânia).

É actualmente o único português “cameraman” de altitude e de condições extremas, tendo já realizado vários documentários sobre as suas expedições que têm sido transmitidos nas televisões portuguesas.

É autor do livro “A Mais Alta Solidão”, que já vendeu mais de 30 mil exemplares, do livro “Mais Além – Para Além do Evereste”, lançado em Fevereiro de 2007 e co-autor do livro “10 Passos para atingir o Cume”, lançado em 2009.

A 10 de Junho de 2010 é agraciado como Comendador da Ordem Honorífica Portuguesa do Mérito, pelo Estado da República Portuguesa.

(fonte: http://www.joaogarcia.com/)

 

 

Advertisements

3 thoughts on “João Garcia – Heróis Populares Portugueses (12)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s