Vasco da Gama Heróis – Populares Portugueses (10)


Vasco da Gama

Heróis Populares Portugueses (10)

Vasco da Gama

 

Vasco da Gama, filho do fidalgo Estevão da Gama, terá nascido em 1468 em Sines, sendo que nem a data nem o local estão claramente documentados.  Sendo o segundo filho (Paulo da Gama era o primogénito), o futuro vice-rei da Índia não tem direito a brasão, nem a título ou fortuna, pelo que a carreira eclesiástica se lhe apresenta como a alternativa mais viável. Vasco da Gama chega a ser tonsurado, mas acaba por abandonar a vida na Igreja.

Em Julho de 1497, Vasco da Gama parte de Lisboa ao comando da frota que irá descobrir o caminho marítimo para a Índia e que, em Novembro desse mesmo ano, dobra o Cabo da Boa Esperança. Inicialmente, D. Manuel I propusera o comando da viagem a Paulo da Gama, mas a saúde débil deste leva-o a declinar o convite em favor do seu irmão. No entanto, assume o comando de uma das naus, como forma de apoio ao irmão mais novo.

A frota era composta pela nau Gabriel,  de 90 tonéis, a S. Rafael, de igual capacidade e comandada por Paulo da Gama, a Bérrio, de 50 tonéis, nas mãos de Nicolau Coelho e ainda por um velho navio de carga, de 110 tonéis, liderado por Gonçalo Nunes.

 

 

A frota de Vasco da Gama chega a Calecute em Maio de 1498 e é recebida com hostilidade pelo Samorim local. Contudo, apenas inicia a viagem de regresso em Outubro seguinte, chegando a Lisboa em finais de Agosto de 1499, onde é recebido em triunfo.

Entre 1502 e 1504, Vasco da Gama realiza uma nova viagem à Índia, enfrentando, uma vez mais, as represálias do Samorim de Calecute. No entanto, consegue estabelecer uma aliança com os reis de Cochim e Cananor, onde instala feitorias, o que lhe permite regressar a Lisboa com os navios carregados de especiarias.

Em 1524, o navegador, então já titulado de Conde da Vidigueira, faz a sua terceira viagem à Índia, onde chega na qualidade de vice-rei daquele território, enfrentando a difícil tarefa de controlar e por fim a diversos desmandos e abusos.

Governa apenas por um período de três meses e adoece, acabando por morrer a 25 de Dezembro, em Cochim. O seu corpo seria depois enviado para Lisboa.

 

One thought on “Vasco da Gama Heróis – Populares Portugueses (10)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s