Anta de Pendilhe


Anta de Pendilhe

Anta de Pendilhe

A Anta de Pendilhe, conhecida entre os locais como Casa da Moura, é um dos sítios arqueológicos de relevância maior da Beira Interior, sendo considerada a maior necrópole do distrito de Viseu, merecendo como tal a classificação como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 5/2002, DR, 1ª Série – B. nº 42, de 19 de Fevereiro de 2002).

Localizada na freguesia de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, este monumento megalítico assume também a designação de Orca de Pendilhe ou Orca da Moira e terá sido edificada por volta do quarto milénio A. C. ou já no início do terceiro milénio.

Este dólmen é constituído por uma câmara funerária de nove esteios (apoios), de planta poligonal (o maior dos quais corresponde ao de cabeceira, onde existiram pinturas), e chapéu de cobertura composto por uma laje granítica. Ao contrário do que é mais habitual nas necrópoles suas contemporâneas, o corredor é formado por um aparelho xistoso de feição rectangular de tamanhos diversos, atingindo cerca de quatro metros. Neste caso, resistem apenas dois dos esteios primitivos.

A mamôa – ou tumulus – foi destruída fruto dos sucessivos trabalhos agrícolas desenvolvidos nas suas imediações.

A sua designação mais popular, a Casa da Moura, assenta em diversas lendas da região, segundo as quais este tipo de edificação se ficaria a dever aos muçulmanos e aos seus mitos de mouras encantadas, que no imaginário nacional substituíram as fadas tradicionais noutras paragens.

Esta foi a convicção até ao último quartel do século XIX, quando o despontar da arqueologia moderna lhe atribuiu uma origem anterior às Sagradas Escrituras, nomeadamente, ao período Neo-calcolítico.

Pendilhe é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Paiva, com 24,21 km² de área e 648 habitantes (2001). Densidade: 26,8 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até 1834. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 496 habitantes.

Área: 24,21 km2

População (2001): 648

 Densidade: 26,8/km2 

Gentílico: pendilhense

Orago: Nossa Senhora da Assunção

40° 54′ 18″ N 7° 50′ 07″ O

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s