Fernão de Magalhães Heróis Populares Portugueses (8)


Fernão de Magalhães

Heróis Populares Portugueses (8)

Fernão de Magalhães

Os primeiros anos de vida de Fernão de Magalhães são pouco conhecidos. Acredita-se que terá nascido por volta de 1480, em Trás-os-Montes, no Porto ou na região entre o Douro e o Minho. 

O futuro navegador, que pertencia à nobreza provinciana, partiu para a Índia em 1505 numa armada comandada por D. Francisco de Almeida, permanecendo na zona do Índico por um período de oito anos. Em 1509, acompanhou Diogo Lopes Sequeira a Malaca, naufragando no regresso, enquanto no ano seguinte participou na conquista de Goa com Afonso de Albuquerque. Em 1511, Fernão de Magalhães integrou o contingente, também liderado por Afonso de Albuquerque, que toma a estratégica cidade de Malaca. Entretanto, ainda no Oriente, estabelece uma relação muito próxima com Francisco Serrão, que veio a ser o feitor das ricas ilhas das Molucas. Através desta amizade e, posteriormente, duma troca epistolar regular tem acesso a informações preciosas, de âmbito cartográfico e geográfico, acerca da localização daquelas ilhas, onde abundavam as especiarias. De volta a Lisboa, em 1513, incorpora as forças comandadas por D. Jaime, Duque de Bragança, que tomam a praça marroquina de Azamor. Sendo o responsável pelos despojos da conquista, é acusado de o fazer de forma pouco clara, o que terá levado D. Manuel a votá-lo ao ostracismo e a recusar-lhe-lhe uma recompensa para os seus feitos.

Magalhães dedica-se então, com o cosmógrafo Rui Faleiro, a tentar provar que as ilhas Molucas se encontravam fora do hemisfério português definido pelo Tratado de Tordesilhas em 1494. Em Outubro de 1517 chega a Sevilha, seguido pelos irmãos Faleiro, Rui e Francisco. Com o apoio do feitor da Casa de la Contratacion, João de Aranda, consegue a anuência do rei espanhol (futuro imperador Carlos V) para a expedição, composta por esquadra de cinco naus e uma tripulação de 265 homens,.

Em Setembro de 1519 zarpam de San Lúcar de Barremeda e aportam no Rio de Janeiro, navegando depois pelo Rio da Prata até ao estreito que viria a receber o nome do navegador, onde chegam em finais de Março de 1520.

Em Novembro de 1520 os navios entram no Oceano Pacífico, e em Abril seguinte Fernão de Magalhães é morto numa escaramuça na ilha de Cebu (Filipinas). A esquadra reduz-se a dois navios. A nau “Victoria”, nas mãos de Sebastião Delcano, segue viagem pela rota do cabo. Descoberta pelos portugueses, parte para San Lucar de Barremeda, onde aporta a 6 de Setembro de 1522, completando assim a primeira viagem à volta do Mundo. 

Anúncios

2 thoughts on “Fernão de Magalhães Heróis Populares Portugueses (8)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s