Martim Moniz – Heróis Populares Portugueses 8


Martim Moniz

Heróis Populares Portugueses 8

Praça Martim Moniz, Lisboa

Martim Moniz é, provavelmente, o exemplo perfeito da dificuldade que existe em separar a lenda da realidade no que concerne a muitas das figuras que fizeram a história mais remota de Portugal.

Segundo a lenda, Martim Moniz foi um nobre cavaleiro de elevado heroísmo que lutou ao lado de D. Afonso Henriques durante o cerco de Lisboa pelos mouros.

Ao aperceber-se que uma das portas do então Castelo dos Mouros (hoje Castelo de São Jorge) estava entreaberta, Martim Moniz atacou-a sozinho, sacrificando a vida ao atravessar o seu próprio corpo no vão da mesma, impedindo assim que se fechasse.

Este gesto permitiu-lhe ganhar algum tempo, o suficiente para que os seus companheiros chegassem ao Castelo e o pudessem conquistar. A porta em causa foi baptizada com o nome do nobre cavaleiro.

Em termos históricos, existem dois documentos contemporâneos da conquista de Lisboa aos mouros que relatam que relatam o acontecimento, as cartas saídas das mãos dos cruzados Osberno e Arnulfo. Contudo, nenhum dos relatos menciona um personagem como Martim Moniz. No século XIX, Alexandre Herculano considerou este episódio como lendário.

Controvérsias à parte, algumas pesquisas genealógicas levaram diversos autores a considerarem que a personagem de Martim Moniz seria filho de D. Mónio Osores de Cabreira e de Maria Nunes de Grijó e teria casado com Teresa Afonso. Segundo alguns genealogistas, esta seria uma filha bastarda de D. Afonso Henriques.

Outras correntes defendem que Martim Moniz seria filho de Moninho Viegas, senhor de algumas terras na região de Arouca, tendo vivido por volta de 1149 e casado com Ouroana Rodrigues.

Registe-se ainda uma terceira personagem com o nome de Martim Moniz, que seria irmão de Maria Moniz de Cabreira.

Por fim, outros autores referem a existência de documentos datados de 1258 que fazem já referência ao portão de Martim Moniz.

Junto à Porta de Martim Moniz, pode ler-se uma inscrição sobre a figura que lhe deu nome e ali foi colocada no século XVII (em 1646) por João Roiz de Vasconcelos e Sousa ,Conde de Castel Melhor:

“El-Rei Dom Afonso Henriques mandou aqui colocar esta estátua e cabeça de pedra em memória da gloriosa morte que Dom Martim Moniz progenitor da família dos Vasconcelos recebeu nesta porta quando atravessando-se nela franqueou aos seus a entrada com que se ganhou aos mouros esta cidade no ano de 1147.” (grafia actualizada)

Praça Martim Moniz, Lisboa


Anúncios

One thought on “Martim Moniz – Heróis Populares Portugueses 8

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s