Salgueiro Maia (Heróis Populares Portugueses 6)


Salgueiro Maia

(Heróis Populares Portugueses 6)

Salgueiro Maia


Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944 em Castelo de Vide, filho de Francisco da Luz Maia, ferroviário, e de Francisca Silvéria Salgueiro.

O seu percurso escolar teve início na escola primária em São Torcato, em Coruche, prosseguindo depois os seus estudos secundários em Tomar e em Leiria, ingressando na Academia Militar, em Lisboa, em Outubro de 1964. Dois anos mais tarde, o jovem Salgueiro Maia apresenta-se na EPC (Escola Prática de Cavalaria), em Santarém para frequentar o tirocínio e em 1968 é integrado na 9ª Companhia de Comandos, partindo para o Norte de Moçambique.

Salgueiro Maia


Em 1970 é promovido a capitão e em Julho do  1971 embarca para a Guiné, regressando a Portugal em 1973, altura em que é colocado na EPC. Começam as reuniões do MFA. Delegado de Cavalaria, faz parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), cujas primeiras reuniões tinham já tido início. A 16 de Março de 1974 dá-se o “Levantamento das Caldas” e no dia 25 de Abril Salgueiro Maia comanda a coluna de carros de combate que, vinda de Santarém, cerca os ministérios no Terreiro do Paço, em Lisboa. Ao final da tarde, o movimento militar leva à rendição de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo.

A 25 de Novembro de 1975, Salgueiro Maia sai da EPC, comandando um grupo de carros às ordens do presidente da República. Mais tarde seria colocado nos Açores, regressando a Santarém em 1979 para comandar o Presídio Militar de Santa Margarida. Cinco anos depois retorna à EPC.

A saúde de Salgueiro Maia começa a deteriorar-se em 1989 e pouco depois é-lhe diagnosticado um cancro. Apesar de ter sido submetido as duas intervenções cirúrgicas, a doença acabou por derrotar o mais conhecido Capitão de Abril três anos depois, a 4 de Abril.

 

One thought on “Salgueiro Maia (Heróis Populares Portugueses 6)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s