Humberto Delgado (Heróis Populares Portugueses 5)


Humberto Delgado

(Heróis Populares Portugueses 5)

 

Humberto Delgado

 

Humberto da Silva Delgado nasceu na localidade de Brogueira, em Torres Novas, a 15 de Maio de 1906 e fez a primeira parte do seu percurso escolar no Colégio Militar, concluindo o curso em 1922.

Três anos mais tarde ingressou na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas., participando, em 1926, movimento militar que conduziria ao fim da República Parlamentar e ao surgimento da Ditadura Militar. Em 1933, António Oliveira Salazar passa a comandar os destinos do País, tendo em Humberto Delgado um apoiante de algumas das causas que defendia.

A sua carreira militar foi preenchida, tendo representado Portugal nos acordos secretos com o Governo Inglês sobre a instalação das Bases Aliadas nos Açores no decurso da Segunda Guerra Mundial. Em pleno conflito (em 1944) foi nomeado director do Secretariado da Aeronáutica Civil e entre 1947 e 1950 representou Portugal na Organização da Aviação Civil Internacional.

Já no início da década de 50 do século passado, Humberto Delgado foi procurador à Câmara Corporativa, em 1951 e 1952, ano em que foi nomeado adido militar na Embaixada de Portugal em Washington e membro do comité dos Representantes Militares da NATO. Pouco depois, é promovido a general como consequência da realização do curso de altos comandos (obtendo a classificação máxima) e passa a Chefe da Missão Militar junto da NATO. No regresso a Portugal é nomeado Director-Geral da Aeronáutica Militar.

Durante os cinco anos que viveu nos Estados Unidos da América, Humberto Delgado teve a oportunidade de contactar com as diferentes formas de vida que compunham a democracia norte-americana, o que acabou por modificar a sua visão da política portuguesa. Assim, em 1958 aceita o convite dos opositores ao regime de Salazar para se candidatar à Presidência da República, que aceita. Nas eleições teria como adversário  o candidato do regime, Américo Tomás.

A sua candidatura gerou um movimento de apoio inusitado até ali, no que concerne ao apoio por parte dos opositores ao regime.

Do lado do povo, os cidadãos retraíam-se de manifestar a sua aprovação. Contudo, o cenário mudou de figura depois de uma conferência de imprensa da campanha eleitoral, a 10 de Maio de 1958 no café Chave de Ouro, em Lisboa: questionado por um jornalista sobre a atitude que tomaria em relação ao Presidente do Conselho Oliveira Salazar, o “General Sem Medo” respondeu que “Obviamente, demito-o!”. A resposta incendiou os espíritos e o apoio popular revelou-se entusiástico, em particular na recepção na Praça Carlos Alberto, no Porto, a 14 de Maio de 1958.

Como seria esperado e perspectivado por muitos, o resultado eleitoral não foi favorável a Humberto Delgado devido à fraude eleitoral praticada pelo regime.

Depois da derrota eleitoral, o general foi vítima de represálias por parte do regime salazarista e alvo de ameaças da polícia política, pelo que, em 1959, pediu asilo político na Embaixada do Brasil, seguindo para o exílio em Terras de Vera Cruz. Mas o afastamento não impediu Humberto Delgado de continuar a lutar contra o regime. Contudo, estava convencido que o derrube do regime por meios pacíficos não seria possível, pelo que promoveu a realização de um golpe de estado militar, que se concretizaria em 1962 através da tomada do quartel de Beja e de outras posições estratégicas importantes de Portugal. O golpe viria a fracassar. Com o objectivo de se reunir aos opositores ao regime do Estado Novo, Humberto Delgado dirigiu-se à fronteira espanhola em Villanueva del Fresno, em 13 de Fevereiro de 1965. Ao seu encontro foi um grupo de agentes da PIDE, liderados por Rosa Casaco, que o assassinou, bem como à sua secretária, Arajaryr Campos.

Em 1990, o “General Sem Medo” foi nomeado Marechal da Força Aérea. O seu corpo está no Panteão Nacional.

 

One thought on “Humberto Delgado (Heróis Populares Portugueses 5)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s