Geraldo Sem Pavor (Heróis Populares Portugueses 2)


 

Geraldo Sem Pavor

(Heróis Populares Portugueses 2)

 

Geraldo Sem Pavor

 

Pouco se sabe sobre o verdadeiro Geraldo Geraldes, um personagem que ficará para sempre ligado à história da cidade de Évora.

Conhecido desde o século XII como Geraldo Sem Pavor, terá sido um nobre com um feitio difícil (algumas lendas apontam-no como sendo um fidalgo chamado D. Giraldo Pestana, neto ou bisneto do famoso herói D. João Pestana) e determinado a afastar os mouros de um Portugal que era então ainda mais pequeno. Nas suas primeiras incursões pelo Sul de Portugal, liderou como um caudilho um bando de salteadores e aventureiros. Geraldo ficou conhecido pelo terror que infundia às populações muçulmanas, na sua actividade de salteador.

Quando D. Afonso Henriques encetou a conquista do Alentejo, Geraldo Sem Pavor ofereceu-se como voluntário para tomar Évora, bem como diversas localidades suas vizinhas. Geraldo Sem Pavor estabeleceu a sua base de operações no castro actualmente conhecido como Castelo do Geraldo, na zona de Valverde, e logrou introduzir-se nos muros da cidade, executando o governador mouro e entregando a praça a D. Afonso Henriques em 1165. A oferta da cidade alentejana terá tido por objectivo acalmar o rei, pois acredita-se que Geraldo Geraldes teria incorrido em desfavor junto do monarca.

D. Afonso Henriques nomeou-o alcaide de Évora e fronteiro-mor do Alentejo.

Terá sido um dos principais impulsionadores da tomada de Badajoz. Contudo, em 1169 a campanha revelou-se um desastre para as forças de D. Afonso Henriques e para as de Geraldo, que, à excepção de Castelo de Juromenha, perdeu todas as suas terras.

Segundo a tradição, Geraldo Sem Pavor, que viria a dar nome à praça mais conhecida de Évora, a do Giraldo, o seu espírito aventureiro conduziu-o até Ceuta, numa missão de espionagem ao serviço de D. Afonso Henriques, que lhe havia recomendado a tomada daquela praça do Norte de África. O verdadeiro objectivo da missão acabaria por ser descoberto e Geraldo foi morto pelos almóadas.

 

Anúncios

One thought on “Geraldo Sem Pavor (Heróis Populares Portugueses 2)

  1. Pingback: Heróis Populares Portugueses – Lista « Castelodasandrix's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s