Violência no trabalho em Portugal (II)


Ao rever a série “Uma Casa na Pradaria” deparei-me com mais um exemplo de como o mercado de trabalho em Portugal vive, de facto, na Idade Média.
Na década de 70 do século XIX, o proprietário de uma pedreira no estado do Minesota dava um prémio pecuniário ao trabalhador que partisse mais pedra num determinado período de tempo.
No século XIX, no coração da América selvagem, depois do mau tempo ter destruído as colheitas de toda a região, obrigando os habitantes a percorrer mais de 200 km em busca de trabalho…
Mas, de certa forma, Portugal também já teve os seus exemplos de como uma economia deve funcionar para ser forte: na época dos Descobrimentos, salvo as devidas distâncias sociais e culturais e que não são tão grandes como deveriam.
Os senhores das colónias tinham benefícios sempre um dos seus “feudos” além-mar produzia mais riqueza para o reino. No fundo, de um modo incipiente e socialmente limitado, tratava-se de uma meritocracia.
O conceito perdeu-se no tempo em Portugal, de tal forma que tive a oportunidade de ouvir um empresário nacional – com formação académica, mas, obviamente, sem qualquer contacto com a realidade – classificá-lo como fruto do comunismo. Atribuir um prémio por desempenho é, aliás, uma tradição que o comunismo enraizou pelo mundo ocidental, como todos o sabemos.
Um grande bem-haja a todos os empresários portugueses que se esforçam por inovar, por gerar postos de trabalho e para criarem as condições necessárias para que os seus colaboradores sejam o melhor elo da cadeia produtiva. Mas desses, ninguém fala, a não ser a inveja daqueles que não têm a inteligência nem a moral para serem como eles…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s